Práticas eficientes com rádio comunicador para empresas de segurança

By in
Práticas eficientes com rádio comunicador para empresas de segurança

Os vigilantes exercem uma função muito importante para a nossa sociedade. Uma vez que um serviço de segurança colabora substancialmente para o combate e prevenção da criminalidade. E é por meio desse profissional que é possível zelar e garantir o bem-estar de indivíduos ou de coletivos. Assim como assegurar a segurança de bens patrimoniais. Desse modo, levando em consideração o seu papel, criamos este blog com o objetivo de mostrar o quanto é fundamental as empresas de vigilância implementarem o uso do rádio comunicador. Visto que ele é uma ferramenta fundamental para promover um trabalho ainda mais eficiente e com maior integração entre a equipe. Acompanhe:

O uso do rádio comunicador entre os responsáveis pela segurança: quais as vantagens?

Como bem sabemos, os profissionais responsáveis pela segurança precisam estar a todo tempo bastante atentos para qualquer movimento suspeito. Um envio de mensagem para solicitar reforços, por exemplo, deve ser feito de maneira rápida, concisa e clara. Já que cada segundo pode fazer grande diferença para controlar uma determinada situação e conseguir sair dela da melhor maneira possível.

E ao fazer uso do rádio comunicador, as empresas de segurança poderão contar com um aparelho que irá promover, sobretudo, maior integração, melhor desempenho e foco entre as equipes de colaboradores. Além do profissional conseguir obter uma resposta do seu comando em um intervalo de tempo significativamente reduzido.

Dessa maneira, sabendo que o vigilante está constantemente inserido em um ambiente de pressão e adrenalina, ter em mãos um equipamento de fácil manuseio será de extrema relevância para que ele consiga transmitir sua mensagem. Sem contar que, diferente de um aparelho móvel, ele não terá a necessidade de contatar individualmente cada colaborador para informar alguma ocorrência ou ações duvidosas que estejam ocorrendo.

Portanto, até aqui, já conseguimos averiguar que o uso do rádio comunicador promove eficiência no trabalho. Contudo, o seu uso entre os vigilantes pode ser ainda mais potencializado a partir de algumas práticas. Confira a seguir as mais recorrentes:

Práticas que permitem uma maior eficiência dos rádio comunicadores para os vigilantes

Em primeiro lugar, evidentemente, estão as boas práticas de uso. Isto é, para que um rádio comunicador possa desempenhar regularmente a sua função com eficácia é importante observar:

  • carga da bateria;
  • antena;
  • botão ptt;
  • botão seletor de canais;
  • botão liga e desliga;
  • checar se todos os rádios estão conectados na mesma frequência.

Além disso, como já mencionado anteriormente, uma comunicação via rádio, para ser competente e satisfatória, precisa ser clara, curta e pausada. Ademais, para aumentar os níveis de segurança, é recomendado o uso de códigos durante a transmissão de mensagens. O chamado Código Q. Com ele é possível substituir algumas palavras com o intuito de promover uma maior rapidez na comunicação, assim como manter o sigilo para não ocorrer alardes desnecessários.

Alguns termos frequentemente usados são:

QAP: na escuta
QRC: comparecer ao local
QSP: repetir mensagem
QSL: entendido
QTI: a caminho
TKS: obrigado

Se desejar, você pode clicar aqui para conhecer mais sobre o Código Q e ficar ainda mais inteirado no assunto.

Outra prática indicada aos vigilantes durante o repasse de mensagens é não utilizar seus nomes próprios, mas sim indicativos. Podemos citar, por exemplo, Alfa, Bravo, Charlie, Delta, P1, P2, P3, dentre outros.

Esperamos que nosso blog tenha contribuído para mostrar o quanto o uso do rádio comunicador, além de determinados hábitos, é essencial para proporcionar um trabalho de integração e excelência às empresas de segurança.

Nós, da Mendonça Radiocomunicação, nos colocamos à disposição para a venda e locação de rádios portáteis, assim como a sua devida manutenção preventiva. Nossos equipamentos são modernos, práticos e muito eficientes. Com peças originais da Motorola para proporcionar o melhor serviço a você!

Entre em contato com um de nossos colaboradores e identifique o melhor equipamento de acordo com a sua necessidade, QSL?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *