Você sabe qual a importância da comunicação interna para a sua empresa?

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Você sabe qual a importância da comunicação interna para a sua empresa?

Sabemos que o intuito de toda empresa é atrair e engajar cada vez mais compradores. Assim como realizar medidas eficientes para aumentar a fidelização dos clientes. E, para isso, você diariamente pensa em estratégias para aumentar a visibilidade e estabilidade do seu negócio, certo? No entanto, você já parou para pensar o quanto a comunicação interna pode ser um fator fundamental para alcançar bons resultados e almejar metas cada vez maiores?

Neste blog vamos te mostrar a definição de comunicação interna, qual a sua importância e algumas medidas para promover um boa interação na sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é comunicação interna?

De acordo com Margarida Kunsch, a comunicação interna pode ser definida como sendo um setor planejado, com objetivos para possibilitar toda a interação entre a organização e seus colaboradores.

Por meio desse conceito, portanto, é possível já apreender como a comunicação interna possui papel de bastante relevância dentro das corporações. Visto que será por meio dela que toda a equipe de funcionários poderá se integrar e, de fato, vestir a camisa do seu negócio.

A comunicação interna estará presente dentro do seu ambiente de trabalho a partir do momento em que você realizar medidas que facilitem a transmissão de mensagens estratégicas. Sendo assim, é importante que exista uma política que garanta que os diálogos sejam realizados de maneira simples, prática e rápida. E claro, não estamos priorizando a forma vertical de comunicação, isto é, de um superior para a sua equipe ou vice-versa. Mas também a forma horizontal, uma vez que trabalhadores que atuam no mesmo nível também precisam compor uma equipe integrada e unida.

A importância da comunicação interna nas empresas

Quer saber quais os benefícios que o seu negócio pode ter quando há uma comunicação consistente entre todos os colaboradores? Vamos listar as principais logo abaixo. Veja:

Alinhamento de discursos e objetivos

O benefício mais importante que a comunicação interna promove é o alinhamento. Nada melhor do que estar inserido em um ambiente em que todos falam a mesma língua e que compreendem os objetivos e ideais da empresa. Vale a pena ressaltar que os colaboradores são representantes, mesmo que não oficiais, do seu negócio. Ou seja, se você preza por determinadas políticas e posicionamentos, é pertinente que sua equipe também reproduza o mesmo discurso. Eles serão o seu reflexo e poderão contribuir para aumentar ou desfavorecer a sua credibilidade.

Produtividade e integração

Quando os funcionários não são estimulados a trabalhar em equipe, há uma grande probabilidade de se instaurar um clima de competição e desalinhamento nas tarefas. O que não é nada favorável para o progresso da corporação. Muitas vezes uma sugestão dada por um colega pode fazer total sentido e promover diferencial no projeto realizado pelo funcionário. Ademais, instaurar uma cultura de trabalho em equipe é totalmente relevante para que seja possível alcançar os objetivos e metas de trabalho. Já que um espaço harmônico e amigável faz com que todos se sintam bem e contribui para o aumento da criatividade.

Diminuição da rotatividade da empresa

Você, mais do que ninguém, sabe o tempo e os cuidados que são necessários para adequar um novo funcionário a uma dada função. Quanto mais isso é feito na sua empresa, mais tempo levará para a engrenagem pegar impulso para conseguir trazer resultados promissores continuamente. Logo, quando há uma comunicação fixa entre seus funcionários, eles se sentirão mais engajados com o seu posto, e isso permitirá que a incidência de desligamento seja muito menor. Uma vez que todos estarão trabalhando a favor dos mesmos objetivos.

Abre espaço para dúvidas e sugestões

Quando o ambiente de trabalho oferece amparo aos seus funcionários, dando todo o respaldo e atenção necessários, todos se sentem mais à vontade para realizar as suas tarefas com muito mais determinação. Visto que se surgir uma eventual dúvida ou imprevisto, não haverá acanhamento em perguntar a alguém de maior conhecimento como resolver a questão da melhor maneira. E tal ação permite que o ritmo e andamento das tarefas não diminua. Além do mais, ouvir sugestões de alguém que está ativamente vivenciando um determinado segmento pode ser muito promissor. Pois ele conhecerá mais e terá mais bagagem para compor ideias e melhorias que façam sentido ao seu negócio.

Reduz os efeitos de uma crise

Você já viu alguma empresa crescer e ser conhecida no mercado possuindo funcionários desinformados e desmotivados? Com certeza não! E isso faz total sentido. Afinal, como ser produtivo se seus colaboradores não sabem ao certo o que é preciso ser feito? O repasse de informações é totalmente necessário para que as pessoas se conectem às suas atividades e consigam evitar erros e mal entendidos. Além disso, quando você é aberto com seus funcionários e mostra a real situação em que a empresa se encontra, eles estarão cientes de seus compromissos e buscarão formas de reverter esses dados não tão satisfatórios. Se posicionar levando em consideração fatos concretos é contar com uma equipe fiel que estará ao seu lado sabendo de certezas e não de boatos.

Viu só quantas vantagens você pode estar perdendo por não estabelecer uma boa comunicação interna na sua empresa? Sem dúvida o diálogo é o principal caminho para mostrar qual deve ser o comprometimento de cada funcionário. Da mesma forma, é por meio da comunicação que é possível promover maior eficiência ao seu negócio a partir da transmissão de conhecimento.

Provavelmente você deve estar pensando o quanto deve ser complexo investir em comunicação interna. Contudo, isso não é verdade. Medidas simples já são o suficiente para facilitar a comunicação na sua empresa.

Como manter uma boa comunicação interna?

Compreenda a seguir algumas práticas que você pode inserir na sua corporação:

  • Fale de igual para igual: Quando você for levar informes presencialmente à sua equipe, faça escolha de um linguajar acessível para todos. O objetivo dos diálogos é que seus colaboradores possam te compreender com facilidade. Portanto, um vocabulário simples, direto e didático é a melhor escolha. Assim, não correrá o risco de incompreensão da sua fala, erros ou a necessidade de repetição.
  • Desburocratização de processos: De nada adianta você promover a possibilidade dos seus funcionários tirarem dúvidas ou darem sugestões se, para isso, for preciso preencher todo um formulário, por exemplo. A comunicação precisa ser dinâmica. Assim, manterá a motivação e o interesse de todos em querer participar do bem da empresa.
  • Aposte em diferentes canais: Inúmeros são os recados, dicas e coordenadas que precisam ser feitos rotineiramente em cada empresa. Algumas delas, inclusive, a longa distância. Opte pelos canais certos e mais eficientes para que a sua mensagem seja recebida, compreendida e realizada com perfeição! Lembrando que cada veículo de comunicação exigirá um diálogo adequado e adaptado para surtir o efeito desejado.

Você sabia que rádio comunicadores são excelentes meios para preservar o alinhamento da sua equipe? E o melhor de tudo: não há a necessidade de estar próximo para que você se sinta perto dos seus funcionários! Muitas vezes uma informação é crucial para a boa realização de alguma tarefa, e você poderá se sentir satisfeito por poder contar com as funcionalidades de um rádio comunicador.

Caso você trabalhe no setor industrial, temos um blog mostrando 5 maneiras para melhorar a comunicação interna. Se desejar realizar a leitura para saber mais, basta clicar aqui.

Esperamos que a partir de agora você reconheça a importância que a comunicação pode desempenhar no seu trabalho e já comece a aplicar as ações para contribuir no melhor desempenho da sua equipe. Precisando de reforços, saiba que pode contar com a Mendonça Radiocomunicação

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