Existe diferença entre um rádio comunicador profissional e um amador?

By in ,
Existe diferença entre um rádio comunicador profissional e um amador?

A comunicação é fundamental em qualquer ambiente. No ambiente de trabalho, como qualquer outro, as falhas de comunicação possuem consequências preocupantes. Por isso precisamos sempre contar com os instrumentos adequados, que são extremamente necessários, para que as atividades diárias sigam o fluxo desejado. Para isso, o rádio comunicador é um componente indispensável.

Muitos podem pensar, porém, que se comunicar bem não exige muito. Um rádio comunicador amador pode cumprir muito bem essa função… certo? Isso é justamente o que vamos descobrir neste blog. Existe ou não diferenças entre um aparelho profissional e um amador? Confira para saber a resposta!

O rádio comunicador amador

Como já sabemos, rádios comunicadores são essenciais para manter uma boa comunicação entre os funcionários. As organizações contam com eles para que sejam capazes de assegurar uma comunicação segura e constante em seus negócios. Já que celulares podem apresentar falhas nesse sentido, principalmente com os constantes erros de sinal das operadoras.

Contudo, essa consistência pode ser facilmente comprometida quando se opta por um rádio amador. Por eles possuírem canais e frequências abertas, a segurança fica exposta e pode ser prejudicada. Afinal, nada impede que qualquer pessoa tenha acesso às informações trocadas.

Além disso, esses aparelhos possuem: baixa duração de bateria e quantidade de canais de áudio reduzida; apresentam uma distância com cobertura menor em relação aos aparelhos profissionais; e não contam com funções extras. Tais como o envio de mensagens.

O rádio comunicador profissional

Os rádios comunicadores profissionais, por outro lado, contam com uma frequência exclusiva para cada cliente. Sem contar que tendem a oferecer uma cobertura maior para manter a comunicação. A distância da cobertura, no entanto, varia de acordo com a potência e o sistema utilizado pelo aparelho.

Eles possuem ainda outras importantes características e funcionalidades. Veja algumas abaixo:

  • permitem o envio de mensagens de texto e de voz;
  • contam com transmissão digital, o que confere ao áudio uma melhor qualidade;
  • permitem a realização de chamadas privadas;
  • oferecem a possibilidade de se realizar chamadas em grupo, para que operadores em uma mesma frequência possam se comunicar;
  • impedem a captação de sons externos;
  • apresentam uma vida útil maior;
  • permitem um maior número de canais de áudio;
  • oferecem a opção de chamada de alerta, na qual um rádio manda um sinal para outros aparelhos, que só é interrompido quando respondido pelo destinatário.

A diferença entre sistemas dos rádios amadores e profissionais

Chegando até aqui, nós já vimos muitas das diferenças entre rádios comunicadores amadores e profissionais. Mas ainda resta conhecer uma diferença fundamental: a diferença entre sistemas.

Os rádios amadores costumam fazer uso de sistemas analógicos. Isso significa que a voz é transmitida por meio de ondas de rádio. Para utilizá-lo, as empresas precisam contratar uma empresa especializada que fique responsável pelo licenciamento, assim como pela liberação do sinal.

Atualmente, a maioria dos rádios profissionais utilizam o sistema digital que, como vimos, confere uma qualidade de áudio muito melhor. Além de outros benefícios, tais como maior alcance e segurança, transmissão de dados, rastreamento GPS, bateria com duração até 40% maior etc.

Qual dos dois devo escolher?

Os rádios comunicadores profissionais são, sem dúvida alguma, superiores em benefícios e qualidade, estando à altura de empreendimentos igualmente profissionais! Eles garantem uma comunicação consistente e segura, cobrindo também uma maior área, independente dos obstáculos (que para os aparelhos amadores representam um impedimento).

Agora, quanto aos modelos mais específicos de rádios profissionais, é imprescindível sempre avaliar qual deles melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Para fazer isso, o ideal é procurar uma empresa especializada no assunto, como nós, da Mendonça Radiocomunicações. Assim você consegue receber a orientação adequada para chegar na escolha do modelo certo.

Outro ponto importante é que trabalhamos com os melhores equipamentos do mercado, para que sua empresa esteja segura em qualquer uma das escolhas.

E já deixamos uma recomendação para você: os rádios da Motorola! Sua empresa é especialista no que diz respeito à fabricação de rádios comunicadores. Isso significa que ela desenvolve uma grande diversidade de aparelhos, dos mais diferentes tipos, para que suas necessidades sejam atendidas — sejam elas quais forem. E tudo sempre prezando a qualidade!

Rádios portáteis ou móveis, repetidores, locação ou compra… Tudo isso e muito mais você encontra na Mendonça Radiocomunicações. Entre em contato com a gente e escolha o melhor rádio comunicador para o seu negócio!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *