Qual o melhor rádio comunicador portátil para a minha empresa?

By in
Qual o melhor rádio comunicador portátil para a minha empresa?

Atualmente, o que mais existe no mercado são modelos variados de um mesmo produto. Por isso, não existe um único rádio comunicador portátil que seja o ideal para todas as situações. O que existe é o melhor rádio comunicador para a sua empresa. Ou seja, aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio.

Sendo assim, neste blog, nós iremos conhecer um pouco sobre as diferentes características dos rádios comunicadores. E ao final de tudo, ainda vamos te dar uma dica de ouro. Com ela, você poderá investir em um equipamento que sem dúvidas não irá se arrepender! Confira com a gente.

Rádios analógicos ou digitais

Os rádios analógicos são um dos tipos de rádios comunicadores disponíveis. São mais utilizados por radioamadores, como parte de um hobby. Por isso também são conhecidos como rádios amadores. Isso se deve ao fato de fazerem uso de canais de comunicação abertos. Os canais abertos, por sua vez, permitem o acesso de qualquer pessoa a eles. Não há restrições. Isso compromete a segurança da sua empresa, especialmente porque há a possibilidade de ocorrer vazamentos de informação. Além de, claro, prejudicar a própria comunicação, por causa de interferências e ruídos.

Tendo isso em mente, esse tipo de rádio não deve ser adotado no ambiente profissional. E nós reforçamos: para escolher o melhor rádio comunicador para a sua empresa, escolha os rádios digitais. Caso você esteja utilizando um rádio amador em ambiente profissional, migre para a solução digital.

Os rádios comunicadores digitais são mais seguros e ainda oferecem diversas funções, que serão muito bem empregadas no dia a dia de trabalho. Eles também contam com uma bateria que chega a durar até 16 horas. Algo bastante importante para manter o fluxo de operações sempre em movimento.

Algumas das funções destes equipamentos são comuns a todos eles: sinal para transmissão de voz de maior qualidade, transmissão de dados, telemetria, uso da mesma frequência por diversos usuários e maior alcance de transmissão.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que os rádios digitais irão pedir um investimento maior. Isso em razão de sua confiabilidade e, precisamente, por causa da alta gama de funções. Essas funcionalidades, como já dissemos, precisarão ser avaliadas pois algumas variam de modelo para modelo. Assim será possível encontrar o melhor rádio comunicador para você. Mas nós ainda falaremos sobre isso neste blog.

Tipos de frequência

Os rádios comunicadores funcionam, basicamente, na frequência VHF (Very High Frequency) e na UHF (Ultra High Frequency). O que muda entre elas é o alcance que as transmissões do rádio poderão alcançar. E não é apenas a distância que afeta a troca de mensagens. Os obstáculos existentes pelo caminho também. A frequência VHF é recomendada para longas distâncias com espaços abertos, já a UHF tem maior capacidade de ultrapassar barreiras. Por isso, quando for escolher o melhor rádio comunicador para o seu negócio, tenha isso em mente!

Mais algumas dicas para escolher o melhor rádio comunicador

Já falamos sobre os tipos de rádio, assim como de suas frequências. Mas, como também dissemos anteriormente, existem algumas funções que diferem entre aparelhos. Veja a seguir as principais delas e preste bastante atenção para que possa escolher o melhor rádio comunicador portátil para você!

  • Bateria: caso a intenção seja utilizar o rádio para atividades rápidas, não há necessidade de escolher um equipamento com alta capacidade de bateria. Apenas se seu negócio envolver shows, eventos de exposição, serviço de segurança, entre outras atividades que demandam o uso do rádio por mais tempo.
  • Fone de ouvido: para algumas atividades, os melhores rádios comunicadores são os mais discretos, ou seja, aqueles que contam com fones de ouvido.
  • Microfone: um microfone de qualidade garante uma comunicação mais clara e eficiente, sem ruídos ou abafamentos.
  • Antena: cada rádio comunicador possui um tipo de antena diferente. Cada uma delas é ideal para um tipo específico de situação. Então é preciso ficar atento, já que uma antena pode ser boa para diferentes finalidades.
  • Suporte: esse pode ser o ponto mais importante a ser considerado no momento da compra. Pois uma empresa que ofereça um bom suporte técnico poupará você de eventuais problemas durante o pós-venda.

Gostou das dicas? Pois elas não acabaram ainda

Temos também uma dica de ouro para garantir que você escolha o melhor rádio comunicador para a sua empresa! Ela é bastante simples: escolha a Motorola. Dentre todas as marcas existentes no mercado, a Motorola é a principal. E não é à toa que o seu nome tem tanto peso! Ela nunca para: a Motorola está sempre buscando modernizar seus aparelhos para oferecer o melhor da tecnologia. Sem, claro, esquecer o quanto a economia também é importante.

Quer conhecer os modelos de rádio comunicadores que a Motorola tem para você? Vem conversar com a gente! Nós, da Mendonça Radiocomunicação, possuímos uma alta variedade de modelos e possibilidades: vendemos e alugamos e estamos prontos para ajudar no que você precisar. Antes e depois da compra. Clique no ícone do Whatsapp no canto da sua tela e não perca tempo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.