Rádio comunicador de longo alcance: o que é importante saber

By in
Rádio comunicador de longo alcance: o que é importante saber

Se você precisa, constantemente, passar orientações em tempo real ao seu time de funcionários, bem como sempre mantê-los integrados e alinhados, apesar da distância, então, muito provavelmente, você precisa incorporar um rádio comunicador de longo alcance à sua rotina de trabalho.

Quer saber mais sobre esse equipamento e por que ele pode ser útil para garantir a alta performance dos seus colaboradores? Continue a leitura deste blog e fique por dentro!

O que você precisa saber sobre rádio comunicador de longo alcance:

Cada vez mais os rádios comunicadores têm caído no gosto e preferência das empresas. Independente de qual seja o segmento de atuação e o tamanho do empreendimento. E isso ocorre, sobretudo, devido à sua eficiência em transmitir comandos com grande qualidade.

Confira, então, a seguir, algumas informações pertinentes que você precisa saber sobre os rádios comunicadores de longa distância:

Frequências de rádio

Falando em frequência, os rádios de longo alcance podem atuar em duas faixas de transmissão: VHF e UHF. VHF é a sigla para Very High Frequency. Que significa frequência muito alta, podendo alcançar uma faixa de 30 até 300 MHz. É recomendada, principalmente, para áreas descampadas e abertas. Por isso que rádios FM utilizam esse tipo de onda transmissiva. Já a sigla UHF, significa Ultra High Frequency que é uma frequência ultra alta, que alcança de 300 Mhz até 3 GHz. Ideal para áreas urbanizadas, já que obstáculos como prédios, paredes e muros, por exemplo, não impedem a transmissão clara de mensagens. Como é o caso das emissoras televisivas. Desse modo, se a sua empresa se localiza em área metropolitana, para garantir uma comunicação eficiente, mesmo a distância, é mais aconselhável o uso da faixa UHF.

Analógico ou digital

Você sabia que operar o seu rádio comunicador em modo digital também favorece que as mensagens a longa distância sejam transmitidas com maior precisão? Ademais, permite uma maior durabilidade da bateria. Sendo assim, apreende-se, portanto, que os rádio analógicos, apesar de também serem competentes, não trazem tantas vantagens se comparado aos aparelhos digitais. Tendo em vista que não colaboram para fornecer maior e melhor qualidade de voz e não oferecem funções extras aos equipamentos, como rastreabilidade por GPS e função de mensagem de texto integrada.

Distância operacional do rádio comunicador

Algumas condições podem interferir no bom funcionamento dos rádios. Sendo assim, é importante se atentar com alguns aspectos para sempre ter em mãos um equipamento potente. Por isso, atente-se, primeiramente, ao fato da distância. Em média, um rádio comunicador de longo alcance consegue atuar a uma longitude de 3 a 7 quilômetros. No entanto, para isso, a bateria do aparelho deve estar em boas condições de uso. Além disso, áreas com relevo mais acentuado tendem a trazer certas falhas de sinal. Outro fator importante é a interferência de outros equipamentos na região. Uma dica bastante pertinente é compreender as singularidades de cada aparelho. Visto que o alcance pode variar de acordo com o modelo e marca escolhido.

Ampliação de sinal utilizando repetidoras

Anteriormente dissemos que um rádio comunicador profissional costuma atingir uma distância de até 45 quilômetros. Mas se você desejar, a transmissão do sinal pode ser ampliado pelas repetidoras. Para se ter uma ideia, a transmissão de rádio pode atingir uma distância de até 60 quilômetros ao aderir este equipamento. O que as repetidoras fazem é captar o sinal quando estão posicionadas em local estratégico (muito comumente em locais altos) e os retransmitir aos aparelhos.

Agora que você está inteirado de como utilizar um rádio comunicador de longo alcance, basta adquiri-los, certo? Se você está com dúvidas sobre qual melhor equipamento usar, a equipe da Mendonça Radiocomunicação te ajuda! Nossa empresa atua em Araraquara há 25 anos e é parceira da Motorola, principal marca que atua no segmento de comunicação.

Aproveitamos e trazemos outro blog para você continuar a leitura sobre rádio comunicadores, frisando os benefícios em realizar a locação dos aparelhos. Ficou curioso? Basta clicar aqui!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *