Estes 5 motivos mostrarão por que você deve investir em comunicação interna

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Estes 5 motivos mostrarão por que você deve investir em comunicação interna

Comunicação interna compreende qualquer tipo de comunicação que ocorre dentro de uma empresa. Ela tem como objetivo incentivar funcionários a sempre estarem conectados, informados e em cooperação.

Não há como negar que o que move uma organização são as pessoas que fazem parte dela. Logo, uma boa estratégia de comunicação interna traz benefícios mais do que significativos para o seu negócio. Fazendo com que colaboradores se sintam envolvidos e valorizados.

Para saber com mais detalhes, confira a seguir 5 motivos que mostrarão o quanto é importante investir em recursos para melhorar a comunicação interna em sua empresa!

1. Mantém colaboradores bem informados e alinhados

Esse é o motivo mais óbvio, mas não pode deixar de ser citado. A principal razão para sua empresa investir em uma comunicação interna eficaz é para manter os funcionários bem informados. Sobre eventos, projetos, mudanças de pessoal, atualizações sobre a saúde geral do negócio etc.

As pessoas não gostam de se sentir no escuro. Os colaboradores esperam receber informações sobre a empresa onde trabalham, sobre os projetos aos quais dedicam seu tempo, bem como sobre os objetivos da organização.

Isso faz com que o ambiente seja transparente e confiável. Preocupar-se em manter os funcionários bem informados significa tratá-los como iguais. Significa dar a eles um objetivo consistente e claro, de acordo com a missão, os valores e a estratégia organizacional.

2. Comunicação interna aumenta a eficiência

Existem diferentes ferramentas de troca de informação que podem fazer parte da comunicação interna da sua empresa. Isso irá depender do papel que a comunicação desempenha no dia a dia, da sua frequência, assim como do local de acesso dos colaboradores a essas ferramentas.

Chats para troca de mensagens, e-mails, reuniões on-line, rádios comunicadores, murais, telefones… Independente da escolha, a comunicação deve e precisa ser bidirecional. Ela não pode vir apenas de cima, de modo hierárquico. Sempre deve haver um diálogo em torno do que está acontecendo na sua organização. As pessoas gostam de ser ouvidas, e todos têm muito a dizer e com o que contribuir.

Permitir o diálogo é valorizar. Ser ouvido e sentir que seu papel faz diferença é de extrema importância. Um funcionário satisfeito é um funcionário eficiente.

3. Aumenta a produtividade e o envolvimento

Como se sentiria se alguém pedisse a você que fizesse uma dezena de tarefas, mas sem nunca dizer o propósito delas? Mesmo que esse seja seu trabalho, você acabará perdendo motivação. Então, a empresa pode, sim, informar seus funcionários através de longos e-mails. Mas será que essa é a melhor escolha?

Não seria melhor criar um espaço onde a informação é passada de forma mais interativa? Conversas atenciosas promovem o envolvimento entre as pessoas. Isso tem tudo a ver com o diálogo sobre o qual já falamos. Preocupar-se em responder perguntas, em comentar eventos, em conversar sobre os objetivos de um projeto, além de também incentivar funcionários a compartilhar ideias, faz toda a diferença.

Um colaborador satisfeito não é apenas eficiente, ele se torna mais envolvido com a empresa e trabalha de forma mais produtiva.

4. Melhora o ambiente de trabalho

Já falamos um pouco sobre como a comunicação interna ajuda uma empresa a criar uma imagem de transparência junto aos seus funcionários. Isso, além de criar um fluxo de informações claro e objetivo, faz com que o ambiente de trabalho deixe de ser um lugar propício à criação de rumores e boatos. O que poderia levar a maus entendidos e a conflitos indesejados.

Com uma comunicação eficiente, toda a equipe recebe informações corretamente. Mas isso também depende muito da qualidade das ferramentas comunicativas escolhidas. Então preste atenção!

Outro ponto é que, quando a comunicação é facilitada e incentivada, as pessoas constroem laços valiosos entre si. Essenciais para um clima de trabalho mais leve, dinâmico e positivo. Dessa forma, a equipe se torna mais motivada, e o seu negócio fica um passo mais próximo do sucesso.

5. A comunicação interna é essencial em tempos de crise

Bom seria se tudo corresse sempre bem e que não tivéssemos que enfrentar dificuldades. Mas, infelizmente, é comum passarmos por altos e baixos. Em momentos como esse, a comunicação interna passa a ser uma ferramenta valiosa para a sua empresa. Especialmente porque, por meio dela, você pode preparar a situação e também encontrar a melhor hora para dizer o que é necessário.

Transparência total e discrição são fundamentais. Os colaboradores não irão esquecer a forma com que você se preocupou em informá-los sobre o que está acontecendo. Sem contar que isso gera respeito também.

Ademais, com base em tudo o que dissemos até agora, os funcionários terão muito mais força de vontade e motivação para apoiar e fazer tudo o que estiver ao alcance deles pelo bem da empresa. Afinal, a comunicação é algo muito humano.

Chegando até aqui, temos certeza que você quer saber o que pode fazer para melhorar a comunicação da sua empresa. Clique aqui e confira 5 maneiras de melhorar a comunicação interna na indústria.

Não deixe de investir no que te traz sucesso!

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